Pantanal e bonito

Pantanal e bonito

Pantanal e bonito

PANTANAL

 Aqui quem manda é a natureza: basta escolher a época certa e se deliciar observando animais e flutuando em aquários naturais.

Pantanal é a maior área continental alagável do mundo. São aproximadamente 210 mil km² espalhados por três países da América do Sul: Paraguai, Bolívia e Brasil. A maior parte (aproximadamente 140 mil km²), porém, encontra-se em território brasileiro.

É considerado um dos locais mais ricos em biodiversidade no mundo. Este ecossistema possui a maior densidade de vida silvestre das Américas, sendo comparado com as savanas da África. Devido ao seu perfil geológico, o Pantanal possui duas estações bem distintas anualmente a seca e cheia.

1. CHEIA (outubro a março): O que chama a atenção neste cenário são as belíssimas paisagens que a água transforma nesta época do ano. Período muito importante para a vida natural, a estação da cheia é também a época de reprodução da maioria dos peixes, que se espalham nos campos procurando corixos e baias para desovar, formando o berçário para seus filhotes até a próxima enchente quando eles já estão maiores para chegar até o rio. Entre outubro e dezembro costuma chover bastante.  A região represa toda água das chuvas que são intensas e quando caem nas áreas montanhosas, descem para a planície e lentamente transforma a paisagem seca em verdes campos. Em janeiro, os campos já estão alagados e os rios transbordam.

2. VAZANTE (março a junho): Um dos melhores períodos para conhecer o Pantanal pois há a abundancia de flora, paisagem ainda verde, viva e clima mais ameno. O que chama a atenção nesta época são os lindos campos verdes e a abundancia de fauna com rica paisagem. Na vazante, a água da enchente começa a escoar formando lagoas e baías que represam os peixes que subiram para reprodução e não voltam a tempo para o rio principal.

Ficando presos, se tornam prezas fáceis para aves pernaltas como as cegonhas tuiuiús, tabuiaiás e cabeças-secas e para as grandes garças pescadoras, além de jacarés e outros carnívoros que se aproveitam da fartura de alimento fácil. É neste momento que temos aqueles cenários belíssimos de centenas de aves em uma vazante ou baia. Para o gado, lembrando que a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal, também é época de fartura. Os campos nativos brotam e a pastagem fica farta e rica.

 

3. SECA (julho a setembro): A estação da seca ocorre de junho a outubro e os rios do Pantanal voltam ao seu leito original. Os campos ficam secos e a maioria das árvores perdem suas folhas. Os animais se deslocam grandes distâncias a procura de água.

BONITO

Bonito, município do Mato Grosso do Sul, é o encontro com a natureza plena, aliado à experiências únicas, não só por ter as águas mais transparentes do mundo em seus rios, cachoeiras e grutas, mas, por colocar as pessoas frente a frente com a magia da vida. A região já ganhou nove vezes diversos prêmios nacionais entre os melhores destinos de ecoturismo do Brasil, concorrendo com lugares como Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu.

Em meados dos anos 70, um peão de uma fazenda descobriu um buraco no chão. Dentro do buraco de 72 metros de profundidade – batizado de abismo Anhumas – havia um imenso lago de águas cristalinas tomado por estalactites. Aos poucos, o tal buraco, a encantadora gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e os rios incrivelmente transparentes e repletos de peixes coloridos ganharam fama e infraestrutura turística, tornando a região, uma espécie de Disney ecológica.

Cavernas e quedas d´água transformaram-se em cenário perfeito para a prática do rapel; as matas foram cortadas por trilhas planejadas e circuitos de arvorismo; e os rios –verdadeiros aquários naturais graças ao calcário das rochas que contornam os leitos – viraram cenários para mergulhos autônomos e livres.

Bonito reserva espaço também para quem quer apenas contemplar os santuários. Para esta turma há cavalgadas e passeios de bicicleta. Mesmo com a água seja fria, não perca a flutuação, uma espécie de mergulho livre. Equipado com máscara, snorkel, roupas e botas de neoprene, basta soltar o corpo que a correnteza e a natureza se encarregam do resto: apresentar as magníficas e coloridas flora e fauna dos rios, que por tanto tempo ficaram isoladas pelo anonimato.

A região também um exemplo no quesito preservação e exploração da natureza de maneira responsável. Todo o esforço é válido para conservar as belezas que garantem tanta fama ao lugar.

SE INTERESSOU?

Entre em contato pelos telefones:
(21) 3449-3545
(21) 3449-3551
ou pelo e-mail: [email protected]

Entre em Contato Conosco!

Peça uma cotação para nossa equipe. Entraremos em contato assim que recebermos seu pedido. Trabalhamos com os principais fornecedores do país para facilitar sua experiência de viagem.

Parceiros


GUIA DO PASSAGEIRO

Orientações para Viagem

Seja um Franqueado

INFORMAÇÕES

Nosso escritório funciona de Seg. a Sex. de 9:00 às 18:00

Tel: 21 3449-3545 | 21 3449-3551
E-mail: [email protected]
Facebook: trip4uviagens

ENDEREÇO

Rua Coronel Moreira César 426 Sala 803
Icaraí - Niterói
CEP : 24.230-065

SIGA-NOS

face-trip-rev  insta-trip-rev  twitter-trip-rev  

Share This