Foto: Alex via Istock

Beberibe não tem a mesma fama internacional de outros destinos do interior do Ceará, como Canoa Quebrada e Jericoacoara. No entanto, quem visita este pacato município, localizado a 80 quilômetros de Fortaleza, descobre que ele abriga algumas das praias mais encantadoras e exóticas do todo, como Morro Branco e Praia das Fontes. Uma mistura incrível de falésias, dunas, lagoas e um mar cristalino típico do Nordeste.

Para a maioria dos turistas que visitam Fortaleza, Beberibe é uma grata surpresa. Isso porque, como muitas praias da capital são impróprias, muitos visitantes optam por conhecer municípios vizinhos, e Beberibe aparece como uma das alternativas mais viáveis. A pouca distância de Fortaleza faz com que o bate-volta seja bastante recomendado.

Como chegar

O Aeroporto de Fortaleza fica a cerca de 85 quilômetros de Beberibe. A melhor opção é seguir pela CE-040, que liga a capital às praias do Litoral Leste do Ceará. Também é possível chegar pela BR-116, num trajeto um pouco mais longo.

Outra opção é fazer o passeio de bate-volta, oferecido pela maioria das agências de Fortaleza. O pacote “3 praias” inclui paradas em Morro Branco, Praia das Fontes, além da vizinha Canoa Quebrada, que fica no município de Aracati.

Onde ficar

Coliseum Beach Resort 

A maioria dos turistas que visitam Beberibe costumam realizar os passeios de bate-volta a partir de Fortaleza. No entanto, se você deseja fugir da atmosfera urbana da capital, saiba que o município conta com ótimas opções de hospedagem, como o  Hotel Parque das Fontes, além do luxuoso resort Coliseum Beach , ambos tem sistema all-inclusive.

Resort Parque das Fontes

O que fazer

Monumento Natural das Falésias de Beberibe – (um espetáculo a parte ) É, de longe, o maior cartão-postal do município. Trata-se de um conjunto de falésias avermelhadas que ficam à beira da Praia de Morro Branco, formando um belo contraste com o mar azul da região. O local é protegido por uma reserva ambiental, e só pode ser percorrido a pé. No percurso, paredões avermelhados emolduram a caminhada, que termina nas areias de Morro Branco. O local ainda abriga grutas que serviram de cenário para diversas produções de cinema e TV – como a novela “Tropicaliente”, o filme “O Noviço Rebelde”, e o reality show “No Limite”.

Praia de Morro Branco – A caminhada pelo Monumento das Falésias,desemboca nesta praia paradisíaca, que tem mar agitado e pouca estrutura de barracas e quiosques. A grande atração de Morro Branco são os passeios de bugue, que percorrem quase toda a orla, beirando a praia.

                                  Morro Branco – Divulgação 

Praia das Fontes – Colada com Morro Branco, a Praia das Fontes tem mar agitado, e também é cercada por falésias avermelhadas de larga extensão. A grande atração da praia são as fontes naturais, que despencam dos paredões rochosos e são ideais para banho. Dica – Alugue bugue para percorrer toda essa orla, que é bastante extensa e tem pouca estrutura de barracas.

                                   Praia das Fontes – Foto: Ostill via Istock

Lagoa de Uruaú – Também bem perto da Praia das Fontes, a Lagoa de Uruaú é ideal para quem não deseja se arriscar no mar, ou viaja com crianças pequenas. A água é morna, doce, extremamente calma, e a estrutura da orla é boa, com muitos quiosques, barracas e até aquela tradicional rede dentro da água.. O local ainda é cercado por dunas, ideais para a prática do esquibunda.

Lagoa do Uruaú – Foto: tripadvisor

Prainha de Canto Verde – Seguindo a orla, a Praia de Canto Verde é um refúgio ainda mais intocado de Beberibe. A orla é ocupada por uma pequena comunidade, que tem estrutura rústica de barracas, pousadas e restaurantes. 

                                  Praia do Canto Verde – Site Praia360

Share This