Fotos: Divulgação

Localizada na Escandinávia, a Noruega é um país de belezas naturais, com ótima qualidade de vida e um povo que esbanja simpatia. Há aproximadamente 11 mil anos, agricultores e pescadores se estabeleceram na região dando início a uma surpreendente trajetória. Durante esses milênios, muitas civilizações ocuparam o território e deixaram suas marcas na cultura. 

Confira abaixo alguns fatos interessantes sobre a história da Noruega:

  • Os samis, também conhecidos como lapões, são o povo nativo da Escandinávia e iniciaram a tradição da pesca na Noruega. Ainda hoje este povo vive na região mantendo suas tradições e estilo de vida. Para os turistas que visitam a Noruega, é possível se hospedar em barracas samis ou passar um dia nessas comunidades, aprendendo mais sobre seus costumes. 
  • Os vikings também conquistaram o seu lugar na história e ficaram conhecidos como “os guerreiros dos mares”, que tinham talento para trabalhos manuais e para contar histórias. Os vikings noruegueses eram famosos por sua visão corajosa, o que os transformava em um povo que aceitava os riscos naturalmente. Os grupos saqueadores pareciam ter uma capacidade incrível de abstrair perdas, tanto em batalhas em terra quanto em perigosas expedições marítimas. A arquitetura das típicas embarcações vikings, conhecidas como langskips, foi adotada por muitas outras culturas e influenciou a construção de navios por séculos. Em visita à Noruega, é possível visitar diversas atrações que relatam a época viking em várias cidades e aprender ainda mais com essa cultura tão rica.  
  • Durante longos períodos, a Dinamarca e a Suécia dominaram a região da Noruega, por isso, o país  conseguiu sua independência definitiva somente em 1905. Quase dez anos depois, em 17 de maio de 1914, o país promulgou sua constituição. A data, inclusive, tornou-se um dos principais feriados da Noruega. Ela é comemorada por toda a população, seja em grandes festas nas ruas ou dentro das casas. Bandas marchando, desfiles, trajes típicos e muita comida são as estrelas dessa grande festa.
  • No fim da década de 1960, a Noruega encontrou reservas de petróleo em sua costa. O governo investiu o lucro da extração do óleo nos  serviços sociais, com o fim de garantir à população norueguesa serviços de qualidade, como educação e saúde. Atualmente, o país apresenta um dos maiores IDHs do mundo. Sua economia, além do turismo, baseia-se no petróleo e na pesca, sendo o segundo maior exportador global de frutos do mar. 
Share This