Pantanal e bonito

Pantanal e bonito

Pantanal e bonito

PANTANAL

 Aqui quem manda é a natureza: basta escolher a época certa e se deliciar observando animais e flutuando em aquários naturais.

Pantanal é a maior área continental alagável do mundo. São aproximadamente 210 mil km² espalhados por três países da América do Sul: Paraguai, Bolívia e Brasil. A maior parte (aproximadamente 140 mil km²), porém, encontra-se em território brasileiro.

É considerado um dos locais mais ricos em biodiversidade no mundo. Este ecossistema possui a maior densidade de vida silvestre das Américas, sendo comparado com as savanas da África. Devido ao seu perfil geológico, o Pantanal possui duas estações bem distintas anualmente a seca e cheia.

1. CHEIA (outubro a março): O que chama a atenção neste cenário são as belíssimas paisagens que a água transforma nesta época do ano. Período muito importante para a vida natural, a estação da cheia é também a época de reprodução da maioria dos peixes, que se espalham nos campos procurando corixos e baias para desovar, formando o berçário para seus filhotes até a próxima enchente quando eles já estão maiores para chegar até o rio. Entre outubro e dezembro costuma chover bastante.  A região represa toda água das chuvas que são intensas e quando caem nas áreas montanhosas, descem para a planície e lentamente transforma a paisagem seca em verdes campos. Em janeiro, os campos já estão alagados e os rios transbordam.

2. VAZANTE (março a junho): Um dos melhores períodos para conhecer o Pantanal pois há a abundancia de flora, paisagem ainda verde, viva e clima mais ameno. O que chama a atenção nesta época são os lindos campos verdes e a abundancia de fauna com rica paisagem. Na vazante, a água da enchente começa a escoar formando lagoas e baías que represam os peixes que subiram para reprodução e não voltam a tempo para o rio principal.

Ficando presos, se tornam prezas fáceis para aves pernaltas como as cegonhas tuiuiús, tabuiaiás e cabeças-secas e para as grandes garças pescadoras, além de jacarés e outros carnívoros que se aproveitam da fartura de alimento fácil. É neste momento que temos aqueles cenários belíssimos de centenas de aves em uma vazante ou baia. Para o gado, lembrando que a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal, também é época de fartura. Os campos nativos brotam e a pastagem fica farta e rica.

 

3. SECA (julho a setembro): A estação da seca ocorre de junho a outubro e os rios do Pantanal voltam ao seu leito original. Os campos ficam secos e a maioria das árvores perdem suas folhas. Os animais se deslocam grandes distâncias a procura de água.

BONITO

Bonito, município do Mato Grosso do Sul, é o encontro com a natureza plena, aliado à experiências únicas, não só por ter as águas mais transparentes do mundo em seus rios, cachoeiras e grutas, mas, por colocar as pessoas frente a frente com a magia da vida. A região já ganhou nove vezes diversos prêmios nacionais entre os melhores destinos de ecoturismo do Brasil, concorrendo com lugares como Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu.

Em meados dos anos 70, um peão de uma fazenda descobriu um buraco no chão. Dentro do buraco de 72 metros de profundidade – batizado de abismo Anhumas – havia um imenso lago de águas cristalinas tomado por estalactites. Aos poucos, o tal buraco, a encantadora gruta da Lagoa Azul, as cachoeiras e os rios incrivelmente transparentes e repletos de peixes coloridos ganharam fama e infraestrutura turística, tornando a região, uma espécie de Disney ecológica.

Cavernas e quedas d´água transformaram-se em cenário perfeito para a prática do rapel; as matas foram cortadas por trilhas planejadas e circuitos de arvorismo; e os rios –verdadeiros aquários naturais graças ao calcário das rochas que contornam os leitos – viraram cenários para mergulhos autônomos e livres.

Bonito reserva espaço também para quem quer apenas contemplar os santuários. Para esta turma há cavalgadas e passeios de bicicleta. Mesmo com a água seja fria, não perca a flutuação, uma espécie de mergulho livre. Equipado com máscara, snorkel, roupas e botas de neoprene, basta soltar o corpo que a correnteza e a natureza se encarregam do resto: apresentar as magníficas e coloridas flora e fauna dos rios, que por tanto tempo ficaram isoladas pelo anonimato.

A região também um exemplo no quesito preservação e exploração da natureza de maneira responsável. Todo o esforço é válido para conservar as belezas que garantem tanta fama ao lugar.

Confira tudo que este destino incrível te reserva:

  • 03 noites no Pantanal na Pousada Aguapé todas as refeições;
  • Safári fotográfico, observação da fauna e flora pantaneira;
  • Passeio a cavalo pelos campos;
  • Passeio de barco motor pelo Rio Aquidauna para conhecer a beleza e exuberância da mata ciliar com suas árvores centenárias, habitat natural de aves, mamíferos e répteis;
  • Trilhas nas matas e campos do Pantanal;
  • 03 noites em Bonito no Hotel Marruá ou similar com café da manhã;
  • Passeio a Gruta do Lago Azul;
  • Passeio de trilha e flutuação na Barra do Sucuri;
  • Guia local especializado;
  • Traslado privativo aos destinos;
  • Seguro Viagem.

 

Quer saber mais sobre esta experiência?

14 + 11 =

SE INTERESSOU?

Entre em contato pelos telefones:
(21) 3449-3545
(21) 3449-3551
ou pelo e-mail: atendimento@trip4u.com.br

Área Restrita

Agente de viagem, essa área é reservada para você:

Área Restrita

Seja um Franqueado

Baixe nossa apresentação.

Baixe Aqui
INFORMAÇÕES

Nosso escritório funciona de Seg. a Sex. de 9:00 às 18:00
Tel: (21) 3449-3545 | 3449-3551
E-mail: reservas@trip4u.com.br
Facebook: trip4uviagens

ENDEREÇO

Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434 - bloco 2 sala 206
Barra da Tijuca
CEP : 22.640-102

SIGA-NOS

face-trip-rev  insta-trip-rev  twitter-trip-rev  

Share This