Tour Gastronômico Portugal

Tour Gastronômico Portugal

Tour Gastronômico Portugal

Tour Gastronômico Portugal

Doces portugueses: um delicioso tour por Portugal

 Viajar não é só conhecer os pontos turísticos de um determinado lugar. É importante entender um pouco mais sobre a cultura e os costumes da população local. Um dos meios de viver novas experiências é montar um tour gastronômico, que é a melhor forma de conhecer mais sobre a comida local. E nada melhor do que fazer esse tipo de passeio em Portugal, não é? Apesar do seu maior símbolo na cozinha ser o bacalhau, o país também é conhecido pelos seus doces, que dão água na boca só de ouvir falar sobre eles.

A doceria lusitana tem grande parte da sua origem nos conventos e mosteiros no século XVI. O uso abundante de gemas de ovos nos doces está relacionado com o uso das claras para o preparo das hóstias, clarificação do vinho e o engomamento dos hábitos (uniforme das freiras). Para não desperdiçarem a gema e o açúcar vindo do Novo Mundo, os frades e as freiras portuguesas aperfeiçoaram as receitas ancestrais. Por isso, muitos deles são conhecidos como doces conventuais.

Entre os mais famosos aqui no Brasil, vale destacar o pastel de nata. O quitute também é conhecido como pastel de Belém, pois teve sua origem nos mosteiros de Jerônimo, em Belém, no século XIX. Apesar do nome, ele não leva nata, só gema de ovo, açúcar e leite, podendo ser aromatizado com raspas de limão ou baunilha. A dica é ir na ‘Antiga Confeitaria de Belém’, que existe até hoje. Dizem que só lá é experimentado o doce em sua versão autêntica.

Já em Aveiro, cidade localizada a cerca 75 km do Porto, é possível saborear ovos moles de Aveiro. O doce só pode ser produzido lá, para evitar que a receita original seja perdida ao longo do tempo. É uma simples massa composta por gema de ovo, açúcar e água, envolvida por uma película semelhante a hóstia. Seu formato é inspirado em temas marinhos, como as conchas.

Outro lugar importante para o tour gastronômico é Azeitão, uma vila que fica na península de Setúbal. A região é famosa pela produção da deliciosa torta do Azeitão. Aqui vale uma curiosidade: em Portugal, a palavra “torta” tem o mesmo significado de “rocambole” no Brasil. O quitute possui textura úmida e tem o toque especial de canela.

Se estiver com tempo, coloque a cidade de Sintra no seu roteiro. Lá, você pode experimentar dois clássicos da doceria local: o travesseiro, folhado que leva ovos, açúcar e canela, e a queijada de Sintra. Não deixe de visitar a pastelaria Piriquita, que é a mais famosa da região.

 

Por último, o pudim abade de Priscos é um quitute típico de Braga, localizada ao Norte de Portugal. Ele leva esse nome porque o criador da receita era conhecido como Abade de Priscos, um famoso cozinheiro da região no século XIX. A receita é um pouco peculiar, que mistura os ingredientes tradicionais de um pudim com toucinho, além do toque do vinho do Porto. Uma delícia!

 

Agora, com essas superdicas, você ficou ou não com água na boca? Programe-se e faça um tour gastronômico nas próximas férias!

 

Confira o que esse roteiro exclusivo te reserva:

 

  • 7 Noites em Lisboa, 1 noite em Coimbra e 2 noites no Porto;
  • 2 Almoços em restaurantes locais;
  • 7 Visitas a pastelarias e locais de produção de doçaria;
  • Visita a Igreja dos Jerônimos e Palácio da Pena;
  • Traslado aos destinos em privativo;
  • Assistência viagem.

Quer saber mais sobre esta experiência?

13 + 2 =

SE INTERESSOU?

Entre em contato pelos telefones:
(21) 3449-3545
(21) 3449-3551
ou pelo e-mail: [email protected]

Área Restrita

Agente de viagem, essa área é reservada para você:

Seja um Franqueado

Baixe nossa apresentação.

INFORMAÇÕES

Nosso escritório funciona de Seg. a Sex. de 9:00 às 18:00 Tel: (21) 3449-3545 | 3449-3551 E-mail: [email protected] Facebook: trip4uviagens

ENDEREÇO

Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, Av. das Américas,3434 – bloco 2 sala 206 - Barra da Tijuca Rio de Janeiro-

 

SIGA-NOS

insta-trip-rev face-trip-rev twitter-trip-rev

Share This